Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
SÍNDROME DRESS INDUZIDO POR SULFASSALAZINA: DIAGNÓSTICO DIFÍCIL DE UMA RARA ENTIDADE
Oliveira A.M. , Lourenço L., Anapaz V., Branco J., Rodrigues C., Carvalho R., Santos L., Horta D., Martins A.,Reis J.
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
COMA INDUZIDO POR PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA
Costa J.M., Soares J.B., Gonçalves R., Alves R., Lencastre L.
Serviço de Gastrenterologia - Hospital de Braga

Introdução: A colonoscopia tem vindo a ser cada vez mais requisitada, nomeadamente, como exame de rastreio para o carcinoma coloretal, sendo que, a preparação intestinal assume um papel de destaque no que concerne à qualidade diagnóstica desta técnica. No entanto, a preparação intestinal não é isenta de complicações. A alteração do estado de consciência é uma complicação possível, e é devida a alterações hidro-eletrolíticas associadas a perdas gastrointestinais. O coma por hiponatrémia severa é uma complicação rara e há poucos casos divulgados.
Caso clínico: Mulher de 64 anos. Antecedentes de gastrectomia subtotal em Billroth II por doença ulcerosa e síndrome depressivo. Sem antecedentes familiares relevantes. Medicada com omeprazol, trazodona e diazepam. Encontrada inconsciente no domicílio aquando da realização de preparação intestinal (picossulfato de sódio/óxido de magnésio/ácido cítrico anidro) para colonoscopia de rastreio. Dá entrada na sala de emergência, em Glasgow 5/15, sem défices focais aparentes, hemodinamicamente estável, sem trauma e sem evidência de intoxicação medicamentosa ou alcoólica. Analiticamente, apresentava hiponatrémia grave (Na+ 111mmol/L; valores de referência: 136-145mmol/L), hipomagnesiémia (Mg2+ 11mmol/L; valores de referência: 18-24mmol/L) e hipocaliémia (K+ 3,4mmol/L; valores de referência: 3,5-5,1mmol/L); sem outras alterações analíticas, eletrocardiográficas ou do estudo imagiológico realizado. Internada nos cuidados intensivos com o diagnóstico de encefalopatia metabólica por hiponatrémia severa associada a perdas intestinais no contexto de lavagem intestinal. Iniciou correção dos distúrbios eletrolíticos, verificando-se melhoria progressiva com normalização do estado de consciência.
Conclusão: Os distúrbios eletrolíticos podem ser uma complicação possível da preparação intestinal e a sua prevalência parece estar relacionada com o tipo de preparação intestinal, isto é, parece ser maior nas preparações à base de fosfato de sódio e picossulfato de sódio/citrato de magnésio. O coma por hiponatrémia severa é uma complicação grave mas potencialmente reversível.
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE GASTROENTERITE EOSINOFÍLICA
Silva Fernandes J., Ramos R., Vicente C., Cabral V., Mascarenhas J., Casteleiro Alves C.
Centro Hospitalar Cova da Beira - Covilhã
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
ABCESSO HEPÁTICO POR MIGRAÇÃO TRANSGÁSTRICA DE CORPO ESTRANHO
Libânio D. (1, 2), Silva J. (3), Lago P. (1), Pimentel-Nunes P. (2) , Pedroto I. (1)
(1) Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar do Porto (2) Serviço de Gastrenterologia, Instituto Português de Oncologia do Porto (3) Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
823 artigos encontrados.  Pag 133 de 206