Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
VEDOLIZUMAB NO TRATAMENTO DA COLITE ULCEROSA GRAVE REFRATÁRIA
Andrade P, Lopes S, Gaspar R, Macedo G
Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar São João
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
INFLIXIMAB BIOSSIMILAR EM CONTEXTO REAL-LIFE NOS DOENTES ANTI-TNF-ALFA NAÏVE COM DOENÇA DE CROHN (ESTUDO SIMRECRO)
Lourenço LC, Anapaz V, Oliveira AM, Branco J, Cardoso M, Rodrigues CG, Santos L, Horta D, Martins A, Reis J
Serviço de Gastrenterologia - Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E

INTRODUÇÃO: Existem, atulamente, poucos dados sobre a eficácia e segurança do infliximab biossimilar CT-P13 na prática clínica, nomeadamente na doença de Crohn(DC).
MÉTODOS: Estudo observacional de coorte unicêntrico para avaliar a segurança e eficácia do infliximab biossimilar(CT-P13) na indução e manutenção de remissão na DC(24 semanas de seguimento) e comparar os resultados com os previamente obtidos com o infliximab de referência. Os dados dos doentes que iniciaram o CT-P13 foram incluídos de forma prospectiva (incluindo Indice de Harvey-Bradshaw (IHB), proteína C-reativa (PCR) e calprotectina fecal). Os dados dos controlos foram obtidos de forma retrospectiva.
RESULTADOS: Incluídos 60 doentes consecutivos com DC(19 doentes tratados com CT-P13-grupo 1-e 41 com infliximab de referência–grupo 2). A idade de início da doença foi 29.4(DP:10.9)anos no grupo 1 e 31.3(DP:14.1)anos no grupo 2. A doença ileo-cólica e peri-anal estava presente em 31.6% e 41.2% no grupo 1 e 39.0 % e 46.3% no grupo 2. 31.6.% dos doentes do grupo 1 e 28.8% dos do grupo 2 foram submetidos a cirurgia previamente. No grupo 1 e 2, 63.2%/51.2% dos doentes foi medicado com imunomoduladores. Na indução, no grupo 1, o IHB médio era 12.6 e a PCR média era 18.9 mg/L e, no grupo 2, 11.4 e 15.8 g/L. Houve uma descida significativa dos parâmetros às 6 e 24 semanas nos 2 grupos(p<0.01,ANOVAScheffe). Não houve reacções alérgicas com o CP-13; 1 doente desenvolveu tuberculose latente; 1 faleceu devido a complicações sépticas pós-cirúrgicas. No grupo 2, 3 doentes tiveram reações alérgicas e 2 morreram de complicações sépticas.
CONCLUSÕES: Houve uma redução da actividade da doença durante a indução com ambos os regimes. Os resultados preliminares com CT-P13 não foram inferiores aos obtidos previamente. Será necessário um tempo de seguimento adicional para avaliar a segurança e eficácia a longo prazo quando comparado com o fármaco de referência.
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
ANEMIA NA DOENÇA DE CROHN – É NECESSÁRIO AVALIAR A CICATRIZAÇÃO DA MUCOSA EM DOENTES EM REMISSÃO CLÍNICA?
Vale Rodrigues R, Pereira da Silva J, Rosa I, Serrano M, Dias Pereira A
Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Gentil, E.P.E.
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
EFEITO ADVERSO GRAVE SECUNDÁRIO AO INFLIXIMAB: INUTILIZAÇÃO DE TODA UMA CLASSE?
Martins D. , Sousa P. , Pinho J., Araújo R., Cancela E., Castanheira A. , Ministro P. , Silva A.
Centro Hospitalar Tondela - Viseu
823 artigos encontrados.  Pag 49 de 206