Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
SÍNDROME DE OGILVIE COMO APRESENTAÇÃO DE PNEUMONIA NUM DOENTE JOVEM
Sousa M, Fernandes S, Proença L, Silva J, Ponte A, Rodrigues J, Carvalho J
Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho

Homem de 34 anos, fumador de haxixe, sem consumo de opiáceos, recorreu ao serviço de urgência por dor abdominal violenta súbita no hipocôndrio direito, sem irradiação. Associadamente referiu distensão abdominal progressiva marcada e paragem do trânsito intestinal. Ao exame objetivo apresentava-se apirético, sem sinais de dificuldade respiratória nem alterações auscultatórias, sobressaindo distensão e dor difusa à palpação abdominal. Analiticamente com leucocitose e neutrofilia, sem outras alterações. A radiografia abdominal simples em pé mostrou distensão cólica e a tomografia computorizada revelou distensão marcada do cólon sem sinais de patologia oclusiva e discreta densificação da base pulmonar direita. Foi internado em vigilância no serviço de urgência em pausa alimentar, sob drenagem nasogástrica e fluidoterapia. Não se verificando melhoria com estas medidas, realizou colonoscopia para descompressão cólica, com progressão até aos 50 cm da margem anal; sem lesões até este nível; o doente referiu franca melhoria após aspiração de ar. Contudo, verificou-se recidiva da dor após 12 horas. Repetiu a radiografia torácica que revelou hipotransparência da base direita, compatível com foco pneumónico, tendo o doente iniciado antibioterapia endovenosa, com melhoria da dor e distensão abdominal. O doente teve alta, assintomático, 48 horas após início de antibioterapia, que concluiu por via oral em ambulatório.
O síndrome de Ogilvie é classicamente associado a doentes idosos, acamados e aos estados após trauma ou cirurgia. Contudo, este caso ilustra que pode ocorrer em qualquer idade, associado a doença sistémica severa. Os mecanismos patofisiológicos não estão totalmente esclarecidos, parecendo ocorrer uma disfunção autonómica de que resulta inibição da motilidade cólica. A colonoscopia com descompressão do cólon é uma das opções terapêuticas, com taxa de sucesso inicial de 61-95%, verificando-se recorrência até 40% dos casos. A terapêutica da doença de base, tal como se verificou neste caso, permite a resolução definitiva do quadro.
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
SÍNDROME DE ALAGILLE: UMA NOVA FORMA DE DIAGNÓSTICO
Gaspar R., Silva M, Peixoto A, Macedo G.
Centro Hospitalar São João
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
HEMOLACRIA E HEMATIDROSE - A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO DE HEMORRAGIA DIGESTIVA
Antunes A.G., Vaz A.M., Queirós P., Gago T., Roseira J., Cabrita A., Cadillá J., Peixe B., Guerreiro H.
Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Algarve
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
PANCREATITE AGUDA RECORRENTE COMO MANIFESTAÇÃO INAUGURAL DE HIPERPARATIROIDISMO PRIMÁRIO
Atalaia Martins C., Barbeiro S., Marcos P., Silva F., Canhoto M., Eliseu E., Santos A., Gonçalves C., Cotrim I., Vasconcelos H
Centro Hospitalar de Leiria
823 artigos encontrados.  Pag 55 de 206