Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2015 - INSTANTÂNEOS/VÍDEOS II Ver Resumo  |   PDF
ASPERGILOMA PULMONAR DIAGNOSTICADO POR PUNÇÃO ASPIRATIVA POR ECOENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
Rodrigues-Pinto E., Lopes S., Príncipe F., Costa J., Macedo G.
Serviço Gastrenterologia, Centro Hospitalar São João

Descrição: Doente do sexo feminino, 74 anos de idade, diagnosticada em 2009 com leucemia mielóide aguda secundária a síndrome mielodisplásico, com evolução leucémica em 2014, apesar de tratamento com lenalidomida e filgrastrim. Foi colocada sob tratamento com um protocolo de teste POLO AML2, apresentando posteriormente neutropenia febril. A tomografia computorizada pulmonar revelou uma lesão nodular com 28mm no pulmão superior direito, com opacidade em vidro fosco. Dada a não melhoria clínica apesar de antibioterapia de largo espectro, sem isolamentos no rastreio séptico, realizou uma ecoendoscopia digestiva alta que revelou uma lesão para-esofágica hipoecóica, mal definida, com 30x22mm, com uma imagem anelar central, sem fluxo vascular. Foi realizada punção aspirativa com agulha 25G (EchoTip® ProCore). A citologia foi consistente com inflamação, sem blastos, com microbiologia positiva para Aspergillus fumigatus, verificando-se melhoria clínica e imagiológica após terapêutica com Voriconazol.
Motivação/Justificação: A Aspergilose pulmonar geralmente ocorre em doentes com neutropenia prolongada ou sob imunosupressão. A tomografia computorizada pode demonstrar um sinal em halo característico sugestivo de Aspergilose, contudo, o diagnóstico definitivo depende da demonstração do microrganismo no tecido. A lesões mediastínicas para-esofágicas podem ser acedidas por ecoendoscopia. Não há relatos prévios de imagens sugestivas de Aspergilose pulmonar na ecoendoscopia. Acreditamos que esta imagem anelar central numa lesão hipoecóica poderá ser característica. Este é o primeiro caso que relata o diagnóstico de um Aspergiloma pulmonar diagnosticado por punção aspirativa por ecoendoscopia.
2015 - INSTANTÂNEOS/VÍDEOS II Ver Resumo  |   PDF
TRATAMENTO DE LESÃO GÁSTRICA POR TÉCNICA DE DISSECÇÃO ENDOSCÓPICA DA SUBMUCOSA EM DOENTE COM HIPERTENSÃO PORTAL.
Rodrigues J., Barreiro P., Carvalho L., Túlio M., Costa P., Chagas C.
Serviço de Gastrenterologia, Hospital de Egas Moniz, CHLO, Lisboa.
2015 - INSTANTÂNEOS/VÍDEOS II Ver Resumo  |   PDF
PERFURAÇÃO DUODENAL PÓS CPRE: TRATAMENTO ENDOSCÓPICO
Túlio M., Rodrigues J., Chapim I., Marques S., Carmo J., Bana T., Chagas C.
Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Hospital Egas Moniz
2015 - INSTANTÂNEOS/VÍDEOS II Ver Resumo  |   PDF
PNEUMATOSIS CYSTOIDES INTESTINALIS E ULTRASSONOGRAFIA ENDOSCÓPICA
Castro-Poças F.(1,2), Araújo T.(1), Pedroto I.(1,2)
(1) Setor de Ultrassons, Serviço de Gastrenterologia, Hospital Santo António, Centro Hospitalar do Porto; (2) Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
823 artigos encontrados.  Pag 107 de 206