Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
SÍNDROME DRESS INDUZIDO POR SULFASSALAZINA: DIAGNÓSTICO DIFÍCIL DE UMA RARA ENTIDADE
Oliveira A.M. , Lourenço L., Anapaz V., Branco J., Rodrigues C., Carvalho R., Santos L., Horta D., Martins A.,Reis J.
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
COMA INDUZIDO POR PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA
Costa J.M., Soares J.B., Gonçalves R., Alves R., Lencastre L.
Serviço de Gastrenterologia - Hospital de Braga
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE GASTROENTERITE EOSINOFÍLICA
Silva Fernandes J., Ramos R., Vicente C., Cabral V., Mascarenhas J., Casteleiro Alves C.
Centro Hospitalar Cova da Beira - Covilhã

A gastroenterite eosinofilica (GE) é uma doença rara, caracterizada por sintomas gastro-intestinais (sendo a dor abdominal o mais comum) e pela infiltração eosinofilica do tracto GI sem outra causa que explique a eosinofilia. É comum a associação com atopia ou alergias alimentares.
As características clínicas da doença variam segundo a camada tecidual afectada (mucosa, muscular e/ou subserosa) e a extensão da doença. A ascite é o tipo de apresentação mais rara da gastroenterite eosinofilica e relaciona-se preferencialmente com a afectação da subserosa.
Apresentamos o caso de um homem de 52 anos com antecedentes de sarcoidose sob corticoterapia até há 2 meses, que recorre ao SU por febre, anorexia, dor abdominal e aumento marcado do perímetro abdominal, com sensivelmente 1 mês de evolução.
O estudo analítico revelou leucocitose de 33.500 com predomínio de eosinófilos (60.8%) e PCR negativa. Realizou paracentese evacuadora com saída de 4L de líquido hemático cuja analise revelou numerosos eosinófilos.
O estudo endoscópico alto e baixo não evidenciou alterações. Foram feitas biópsias de todo o trajecto visualizado, que mostraram um infiltrado inflamatório na lâmina própria, com alguns eosinófilos. Tendo em conta a dúvida diagnóstica entre Sarcoidose peritoneal ou GE de afectação serosa, fez-se uma biopsia do peritoneu parietal por via laparoscópica que mostrou esosinofilia peritoneal, excluindo a presença de granulomas. Actualmente o doente encontra-se assintomático após inicio da dieta de eliminação empírica, sem recurso a corticóides.
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
ABCESSO HEPÁTICO POR MIGRAÇÃO TRANSGÁSTRICA DE CORPO ESTRANHO
Libânio D. (1, 2), Silva J. (3), Lago P. (1), Pimentel-Nunes P. (2) , Pedroto I. (1)
(1) Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar do Porto (2) Serviço de Gastrenterologia, Instituto Português de Oncologia do Porto (3) Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
823 artigos encontrados.  Pag 133 de 206