Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
SÍNDROME DRESS INDUZIDO POR SULFASSALAZINA: DIAGNÓSTICO DIFÍCIL DE UMA RARA ENTIDADE
Oliveira A.M. , Lourenço L., Anapaz V., Branco J., Rodrigues C., Carvalho R., Santos L., Horta D., Martins A.,Reis J.
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
COMA INDUZIDO POR PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA
Costa J.M., Soares J.B., Gonçalves R., Alves R., Lencastre L.
Serviço de Gastrenterologia - Hospital de Braga
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE GASTROENTERITE EOSINOFÍLICA
Silva Fernandes J., Ramos R., Vicente C., Cabral V., Mascarenhas J., Casteleiro Alves C.
Centro Hospitalar Cova da Beira - Covilhã
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
ABCESSO HEPÁTICO POR MIGRAÇÃO TRANSGÁSTRICA DE CORPO ESTRANHO
Libânio D. (1, 2), Silva J. (3), Lago P. (1), Pimentel-Nunes P. (2) , Pedroto I. (1)
(1) Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar do Porto (2) Serviço de Gastrenterologia, Instituto Português de Oncologia do Porto (3) Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Introdução: Os corpos estranhos ingeridos atravessam o tubo digestivo sem complicações em 80% dos casos, sendo rara a perfuração do tubo digestivo. Contudo, a ingestão de objetos pontiagudos pode causar complicações em 35% dos casos podendo requerer remoção endoscópica ou, menos frequentemente, cirúrgica. Apresentamos o caso de um abcesso hepático causado pela provável migração transgástrica de corpo estranho.
Descrição do caso: Mulher de 84 anos, previamente autónoma, trazida ao SU e admitida na Sala de Emergência por depressão súbita do estado de consciência e hipotensão com evolução para quadro de choque séptico. Analiticamente com aumento dos marcadores de inflamação e citocolestase, sem eosinofilia. TC Cerebral mostrou seis lesões cerebrais quísticas, bem delimitadas, sem edema circundante, sugerindo quistos parasitários / neurocististercose. Ecocardiograma sem vegetações valvulares ou endocárdicas. TC abdominal revelou abcesso hepático em íntima relação com objeto linear hiperdenso (densidade óssea) que se estendia do abcesso hepático até à parede gástrica, tendo-se colocado a hipótese de corresponder a um corpo estranho (espinha de peixe). Realizada EDA para esclarecimento e eventual controlo de foco que mostrou orifício com 2mm de diâmetro na incisura, com drenagem purulenta abundante, sem identificação de qualquer corpo estranho. Após definição da impossibilidade de abordagem cirúrgica foi iniciada antibioterapia, que, contudo, não impediu a evolução desfavorável do quadro tendo a doente falecido três dias depois.
Conclusão: A ausência frequente de história de ingestão de corpo estranho (geralmente acidental) e a ausência de sintomas específicos dificultam o diagnóstico atempado de complicações associadas à ingestão de corpos estranhos. O caso apresentado de abcesso hepático por provável migração transgástrica de corpo estranho, pela sua raridade e iconografia (fotografias de EDA e TC abdominal) alerta para a necessidade estar atento às potenciais complicações da ingestão de corpos estranhos e justificam a sua comunicação.
823 artigos encontrados.  Pag 133 de 206