Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
PANCREATITE AGUDA E LEPTOSPIROSE – UMA RELAÇÃO POUCO HABITUAL OU SUBDIAGNOSTICADA?
Giestas S., Casela A., Almeida N., Ferreira M., Tomé L., Sofia C.
Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
ADENITE NECROTIZANTE GRANULOMATOSA E SÍNDROME DE INTESTINO CURTO: UM DESAFIO DIAGNÓSTICO.
Oliveira A. (1), Almeida N. (1), Fernandes A. (1), Pereiro T. (1), Giestas S. (1), Ferreira A. M. (1), Tomé L. (1), Romãozinho J.M. (1), Martins R. (2), Abrantes C. (3), Silva N. (4), Sofia C. (1)
Serviços de Gastrenterologia (1), Cirurgia A (2), Anatomia Patológica (3) e Patologia Clinica (4) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Doente de 32 anos, internada por diarreia não muco-pio-sanguinolenta, dor abdominal e perda ponderal acentuada. Quadro clínico com início após cirurgia major para excisão de suposto tumor mesentérico, obrigando a ressecção da sigmoide e de segmento longo do jejuno. O estudo histopatológico terá revelado massa inflamatória, aparentemente secundária a perfuração de divertículo da sigmoide. A doente tinha ainda antecedentes de pré-eclampsia com morte fetal e aborto espontâneo por síndrome antifosfolipídico da gravidez. Ao exame objetivo apresentava bom estado geral e adenopatia inguinal direita de grandes dimensões. Analiticamente registava-se elevação dos parâmetros inflamatórios (PCR, VS, Leucocitose, Trombocitose) com marcadores tumorais, autoimunidade e marcadores víricos (incluindo serologia da sífilis e VIH) negativos. A intradermorreacção à tuberculina revelou uma induração de 10 mm. Era portadora de uma TC abdominal que descrevia múltiplas adenopatias mesentéricas, uma massa peripancreática com 5,7x3,7cm e outras duas coleções abdominais com 15 e 7cm. Realizou ecografia endovaginal com alterações compatíveis com processo de endometriose complicada, pelviperitonite crónica ou neoplasia do ovário. A RM abdomino-pélvica demonstrou várias lesões nodulares peri-hepáticas e múltiplas adenopatias mesentéricas com necrose central, podendo corresponder a neoplasia ovárica com disseminação. Perante esta indefinição foi efetuada ecoendoscopia com punção de adenopatias. A citologia revelou uma adenite necrotizante com granulomas epitelióides. Excisou-se também a adenopatia inguinal. O exame microbiológico direto e a cultura revelaram a presença de Mycobacterium tuberculosis mas o exame histológico, com imunohistoquímica, não permitiu evidenciar os bacilos. A TC torácica subsequente descreveu múltiplas adenopatias e alterações parenquimatosas compatíveis com tuberculose pulmonar. Contudo, o lavado brônquico foi negativo para micobactérias. A doente iniciou terapêutica anti-bacilar com aumento do peso embora mantendo dejecções diarreicas. Os autores propõem este caso para apresentação dada a sua invulgaridade e pelas imagens da ecoendoscopia.
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
APRESENTAÇÃO INVULGAR DE INFECÇÃO POR LEISHMANIA DONOVANII – A PROPÓSITO DE DOIS CASOS CLÍNICOS
Russo P., Oliveros D., Ribeiro R., Mascarenhas L., Ribeirinho A., Teófilo E., Pinto A.
Hospital Santo António dos Capuchos, Centro Hospitalar de Lisboa Central
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
NEOPLASIAS PANCREÁTICAS SÍNCRONAS - A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO
Ribeiro S., Martins C., Cardoso C., Meining A., Seufferlein T.
Hospital São Bernardo - Setúbal
823 artigos encontrados.  Pag 137 de 206