Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
PANCREATITE AGUDA E LEPTOSPIROSE – UMA RELAÇÃO POUCO HABITUAL OU SUBDIAGNOSTICADA?
Giestas S., Casela A., Almeida N., Ferreira M., Tomé L., Sofia C.
Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
ADENITE NECROTIZANTE GRANULOMATOSA E SÍNDROME DE INTESTINO CURTO: UM DESAFIO DIAGNÓSTICO.
Oliveira A. (1), Almeida N. (1), Fernandes A. (1), Pereiro T. (1), Giestas S. (1), Ferreira A. M. (1), Tomé L. (1), Romãozinho J.M. (1), Martins R. (2), Abrantes C. (3), Silva N. (4), Sofia C. (1)
Serviços de Gastrenterologia (1), Cirurgia A (2), Anatomia Patológica (3) e Patologia Clinica (4) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
APRESENTAÇÃO INVULGAR DE INFECÇÃO POR LEISHMANIA DONOVANII – A PROPÓSITO DE DOIS CASOS CLÍNICOS
Russo P., Oliveros D., Ribeiro R., Mascarenhas L., Ribeirinho A., Teófilo E., Pinto A.
Hospital Santo António dos Capuchos, Centro Hospitalar de Lisboa Central
2015 - POSTERS - Casos Clínicos Ver Resumo  |   PDF
NEOPLASIAS PANCREÁTICAS SÍNCRONAS - A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO
Ribeiro S., Martins C., Cardoso C., Meining A., Seufferlein T.
Hospital São Bernardo - Setúbal

A neoplasia mucinosa papilar intraductal origina-se a partir do revestimento epitelial dos ductos pancreáticos e, de acordo com o grau de atipia celular, pode ser classificada como benigna, borderline, carcinoma in situ ou carcinoma invasivo. É descrita como lesão precursora do adenocarcinoma ductal invasivo do pâncreas, podendo em determinados casos ocorrer de forma simultânea, conferindo um prognóstico menos favorável.
Apresentamos o caso clínico de um homem de 72 anos, com diagnóstico recente de diabetes mellitus e antecedentes de adenocarcinoma da sigmoide operado, admitido por quadro de anorexia, náuseas, emagrecimento e dor epigástrica com irradiação lombar, com 3 meses de evolução.
Analiticamente destacava-se aumento da amilase e dos marcadores tumorais (CEA de 52 ?g/L e Ca 19-9 >1200 U/mL). Foi submetido a TAC toracoabdominopélvica que revelou nódulos pulmonares sugestivos de metástases, formação hipodensa na cabeça e corpo do pâncreas com dilatação do Wirsung, infiltração da veia porta e achados sugestivos de carcinomatose peritoneal. A ecoendoscopia mostrou, para além de formação hipodensa na cabeça do pâncreas, uma lesão quística fistulizada para o lúmen duodenal. Foi efectuada punção por agulha fina da lesão hipodensa, cuja histologia foi sugestiva de adenocarcinoma ductal invasivo, e aspiração de muco da lesão quística com identificação de células epiteliais isoladas e em agregados, com vacúolos de muco, aspectos compatíveis com neoplasia mucinosa com teste imunohistoquímico positivo para MUC1 e MUC 5ac.
823 artigos encontrados.  Pag 137 de 206