Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
ANEMIA E ODINOFAGIA – UM CASO INVULGAR
Mocanu I., Pires S., Laranjo A., Veloso N., Goncalves L., Godinho R., Medeiros I.
Serviço de Gastrenterologia do Hospital Espírito Santo de Évora
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
ACTINOMICOSE DO APÊNDICE: UM DIAGNÓSTICO INESPERADO
Atalaia Martins C., Barbeiro S., Marcos P., Silva F., Canhoto M., Eliseu E., Santos A., Gonçalves C., Cotrim I., Vasconcelos H.
Centro Hospitalar de Leiria
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
DISFUNÇÃO DO ESFINCTER DE ODDI E VARIANTE ANATÓMICA DO DUCTO ACESSÓRIO: ENTIDADE ÚNICA OU ASSOCIAÇÃO?
Araújo T., Salgueiro P., Caetano C., Lago P., Pedroto I.
Serviço de Gastrenterologia, Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto.
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
HEMOSUCCUS PANCREATICUS: CAUSA RARA DE HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA
Sousa P , Rodrigues J , Pinho J , Martins D , Araújo R , Cancela E , Castanheira A , Ministro P , Gonçalves B , Daniel C , Silva A
Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Doente de 76 anos com antecedentes de fibrilação auricular, motivo pelo qual tinha iniciado recentemente rivaroxaban, recorreu ao serviço de urgência por astenia e melenas. Analiticamente apresentava anemia aguda com 5,4g/dL de hemoglobina. Após medidas de estabilização foi realizada endoscopia digestiva alta, constatando-se hemorragia em babamento com origem na segunda porção duodenal. Realizada endoscopia com aparelho de visão lateral, conseguindo-se identificar a papila minor como fonte de hemorragia e drenagem biliar não hemática pela papila major. Realizou exames imagiológicos seccionais, sem evidência de alterações pancreáticas. A angiografia demonstrou aneurisma subcentimétrico na porção intrapancreática da artéria gastroduodenal. Procedeu-se a embolização da gastroduodenal, aneurisma e ramos pancreáticos acessórios. Apesar do procedimento, a doente manteve hemorragia ativa evidenciada em revisões endoscópicas e pela constante necessidade de terapêutica transfusional. Na angiografia de revisão constatou-se que o aneurisma estava ocluído, não se identificando a origem da hemorragia persistente. Realizou-se duodenopancreatectomia cefálica. A peça operatória não evidenciou lesão orgânica evidenciável à qual pudesse ser atribuída a etiologia do hemosuccus pancreaticus.
O hemosuccus pancreaticus é uma causa rara de hemorragia digestiva, sendo mais comummente causado por uma rotura de aneurisma associado a pancreatite aguda ou crónica. O diagnóstico é geralmente difícil, devido ao carácter intermitente da hemorragia.
Apresenta-se este caso pela sua raridade e pelas circunstâncias que o tornam singular. Em primeiro lugar, trata-se de um caso de hemosuccus pancreaticus numa doente sem qualquer estigma de pancreatite. Em segundo lugar, apesar do achado do aneurisma na artéria gastroduodenal, não seria esta a causa da hemorragia, como evidenciado pela ineficácia da embolização, não se tendo no entanto identificado uma causa evidente na peça operatória. Por último, discute-se a relação da hemorragia com a introdução do rivaroxaban. Destaca-se ainda a iconografia recolhida.
823 artigos encontrados.  Pag 56 de 206