Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
RESOLUÇÃO DE FÍSTULA GASTRO-CÓLICA IATROGÉNICA DE LONGA EVOLUÇÃO MEDIANTE NUTRIÇÃO ENTÉRICA EXCLUSIVA TEMPORÁRIA
Lourenço LC, Cardoso M, Horta D, Carvalho R, Santos L, Martins A, Reis J
Serviço de Gastrenterologia - Hospital Prof.Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.

Os autores apresentam o caso de uma mulher de 48 anos de idade, caucasiana, com antecedentes de gastrectomia parcial com anastomose em Y de Roux + hemicolectomia direita por úlcera gástrica penetrada ao cólon direito em 2001, complicada de deiscência de anastomose ileo-cólica resolvida com segunda intervenção cirúrgica. Por estenose da anastomose ileo-cólica teria sido submetida previamente a sessões de dilatação com balão hidrostático through-the-scope até 2013, altura em que abandonou seguimento.
Admitida em Novembro de 2015 no Serviço de Urgência por pneumonia bilateral a S.pneumoniae com evolução rápida para falência respiratória e choque séptico, com necessidade ventilação mecânica invasiva e internamento na Unidade de Cuidados Intensivos. De referir, perda de peso significativo nos últimos 2 anos, acompanhada de vómitos frequentes e diarreia crónica, encontrando-se gravemente desnutrida, com IMC 16,4 kg/m2 e albumina 2,2 /dL. Pelo quadro de estase gástrica persistente, realiza tomografia computorizada abdominal que revela sonda naso-gástrica com extremidade no cólon descendente repetindo o exame após exteriorização da sonda e que mostra a presença de uma fístula gastro-cólica.
O quadro respiratório evoluiu favoravelmente e manteve inicialmente nutrição parentérica total (12 dias) objectivando-se endoscopicamente fístula de pequeno calibre do coto gástrico para o ângulo esplénico do cólon, com ambas as extremidades permeáveis.
Optou-se então por colocação de sonda naso-entérica e a doente manteve dieta entérica exclusiva em ambulatório com batidos artesanais e opções industriais para alimentação por sonda durante 8 semanas, com encerramento da fístula (comprovada imagiologicamente por trânsito baritado e entero-RM).
Atualmente, está com o peso adequado para a sua altura, a tolerar dieta geral e de outra forma assintomática.
Com este caso, gostaríamos de salientar a resolução de uma fístula gastro-cólica pós-cirúrgica de longa evolução, com consequente síndrome de má absorção, desnutrição proteico-calórica grave e risco cirúrgico elevado, mediante nutrição entérica total temporária por sonda naso-jejunal.
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA MACIÇA COMO COMPLICAÇÃO TARDIA DE TRANSPLANTE PANCREÁTICO
Mocanu I., E. Silva, Valente A., Palma R.,
Unidade de Cuidados Intensivos de Gastrenterologia e Hepatologia, Serviço de Gastrenterologia, Hospital de Santa Maria; Serviço de Cirurgia Vascular, Hospital de Santa Maria
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
METASTIZAÇÃO GÁSTRICA METÁCRONA DE CARCINOMA LOBULAR DA MAMA APÓS 23 ANOS
Libânio D. (1) , Lage J. (1) , Afonso L. (2), Dinis-Ribeiro M. (1), Pimentel-Nunes P. (1)
(1) Serviço de Gastrenterologia - Instituto Português de Oncologia do Porto (2) Serviço de Anatomia Patológica - Instituto Português de Oncologia do Porto
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
ACTINOMICOSE INTRA-ABDOMINAL: O GRANDE MIMETIZADOR DA NEOPLASIA COLO-RETAL – EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS DE UM CENTRO TERCIÁRIO
Gravito-Soares M(1), Gravito-Soares E(1), Souto P(1), Agostinho C(1), Camacho E(1), Rodrigues P(2), Fraga J(2), Silva M(2), Sofia C(1)
(1)Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. (2)Serviço de Anatomia Patológica, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E.
823 artigos encontrados.  Pag 52 de 206