Ano:  
Autor:  
Título:  
Área Científica:  
Tipo de Apresentação:    
 
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
RESOLUÇÃO DE FÍSTULA GASTRO-CÓLICA IATROGÉNICA DE LONGA EVOLUÇÃO MEDIANTE NUTRIÇÃO ENTÉRICA EXCLUSIVA TEMPORÁRIA
Lourenço LC, Cardoso M, Horta D, Carvalho R, Santos L, Martins A, Reis J
Serviço de Gastrenterologia - Hospital Prof.Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA MACIÇA COMO COMPLICAÇÃO TARDIA DE TRANSPLANTE PANCREÁTICO
Mocanu I., E. Silva, Valente A., Palma R.,
Unidade de Cuidados Intensivos de Gastrenterologia e Hepatologia, Serviço de Gastrenterologia, Hospital de Santa Maria; Serviço de Cirurgia Vascular, Hospital de Santa Maria
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
METASTIZAÇÃO GÁSTRICA METÁCRONA DE CARCINOMA LOBULAR DA MAMA APÓS 23 ANOS
Libânio D. (1) , Lage J. (1) , Afonso L. (2), Dinis-Ribeiro M. (1), Pimentel-Nunes P. (1)
(1) Serviço de Gastrenterologia - Instituto Português de Oncologia do Porto (2) Serviço de Anatomia Patológica - Instituto Português de Oncologia do Porto

Contexto: A metastização gástrica de carcinoma da mama é um evento raro, sendo mais frequente nos primeiros anos após o diagnóstico. A distinção entre neoplasia primária gástrica e metastização da mama pode ser difícil, sendo de fundamental importância a conjugação dos achados clínicos, endoscópicos, histológicos e imuno-histoquímicos.
Descrição do caso: Mulher, 77 anos, com antecedentes de carcinoma lobular da mama bilateral, tratada com quadrantectomia da mama direita (pT1N0M0) e mastectomia radical esquerda (pT4N1M0, com permeação linfática), radioterapia adjuvante bilateral e hormonoterapia adjuvante com tamoxifeno. Teve alta da nossa instituição após 20 anos de seguimento, mantendo controlo imagiológico local, sem evidência de recidiva. Por anorexia, vómitos e perda ponderal (15% em 1 ano) realizou endoscopia digestiva alta que mostrou úlcera com 10mm na incisura e pregas espessadas e eritematosas no corpo gástrico com padrão glandular e vascular irregular à observação com NBI. O exame histológico revelou carcinoma de padrão em células descoesas com células em anel de sinete. O estudo imuno-histoquímico revelou expressão de CkAE1/3, GCDF15 e recetores de estrogénios (em 100% das células neoplásicas), não se tendo observado expressão de caderina E, CDX2 e HER2, permitindo o diagnóstico de carcinoma metastático de origem primário na mama. No estadiamento detetada carcinomatose peritoneal e ascite neoplásica, tendo a doente iniciado hormonoterapia paliativa com letrozol.
Motivação/justificação: Os autores consideram que o caso apresentado, pela sua raridade (metastização gástrica metácrona de carcinoma lobular da mama após 20 anos da neoplasia primária) e pela iconografia inerente (apresentação endoscópica em luz branca e NBI, bem como anátomo-patologia e imunohistoquímica).
2016 - POSTERS - TUBO DIGESTIVO Ver Resumo  |   PDF
ACTINOMICOSE INTRA-ABDOMINAL: O GRANDE MIMETIZADOR DA NEOPLASIA COLO-RETAL – EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS DE UM CENTRO TERCIÁRIO
Gravito-Soares M(1), Gravito-Soares E(1), Souto P(1), Agostinho C(1), Camacho E(1), Rodrigues P(2), Fraga J(2), Silva M(2), Sofia C(1)
(1)Serviço de Gastrenterologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. (2)Serviço de Anatomia Patológica, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E.
823 artigos encontrados.  Pag 52 de 206